Descubra as vantagens dos alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles que são cultivados livres de agrotóxicos, sementes transgênicas e adubos químicos. Já os alimentos de origem animal orgânico são aqueles que não são usados hormônios e anabolizantes na criação. Todos os tipos de orgânicos respeitam o tempo natural do cultivo e do abate.

Alimentos Orgânicos

Alimentos orgânicos acabam sendo mais caro que os convencionais, devido a produção ser em menor escala e pelo custo da mão de obra. Mas, consumir alimentos orgânicos também valoriza o trabalho de Pequenos e médios produtores e agricultores familiares, que são responsáveis por boa parte da produção de alimentos orgânicos.

Manter uma vida saudável e uma dieta equilibrada nos dias de hoje é uma tarefa que parece difícil. A maneira como nos alimentamos passa por diversos fatores, incluindo a dificuldade que temos de nos cuidarmos.

Uma boa alternativa aos Fast Foods e aos alimentos cheios de agrotóxicos que ingerimos diariamente são os tão falados alimentos orgânicos. Aliás, eles não são somente sem agrotóxicos, também são isentos de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos que alimentos comercializados tradicionalmente podem conter.

Quando falamos de ter uma alimentação saudável, estamos falando também de cuidarmos de nosso corpo e de nosso futuro. Já é sabido pela comunidade internacional que os alimentos feitos com agrotóxico são causadores de diversas doenças neurológicas e degenerativas como: veja este artigo Mal de Parkinson. Alzheimer, câncer e até casos de infertilidade.

Segundo levantamento da Anvisa os alimentos convencionais mais contaminados por agrotóxicos são o pimentão (92%), morango (64%), pepino (58%), alface (54%), abacaxi (33%), couve (32%), mamão (30%) e tomate (16%). E mesmo na lavagem com cloro ou vinagre para higienizar as verduras, frutas e legumes o agrotóxico não sai dos alimentos.

Para ser considerado realmente orgânico, o alimento produzido tem que seguir uma série de procedimentos específicos, não podendo receber adubos químicos que poluem a água. Para você saber se aquele produto que está comprando é realmente orgânico, é necessário ele possuir o selo da Lei dos orgânicos ou pela declaração do produtor orgânico familiar.

O selo passou a ser obrigatório em virtude da Lei (aprovada em 2003) que regulamenta a produção e comercialização da agricultura orgânica no Brasil. Por isso, nem todo alimento produzido sem agrotóxico é verdadeiramente orgânico, é preciso estar atento.

O solo em que os vegetais são cultivados é cuidado e adubado com matéria orgânica vegetal e animal. A água usada também é uma preocupação dos produtores orgânicos.

Dessa forma, os rebanhos e aves são criados sem estresse e com uma alimentação rica em sementes, grãos, cereais, sementes e vegetais orgânicos.

A popularização dos alimentos orgânicos se deu com a preocupação cada vez mais crescente das pessoas com a saúde e com a alimentação saudável. Daí surgiu, em todo o Brasil, as “Feiras orgânicas”, que vendem exclusivamente esses produtos.

alimentos orgânicos

Produção

A produção de alimentos orgânicos no país tem tido um crescimento médio de 30% ao ano e inclui atualmente, além de frutas, legumes e verduras, a produção de café, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e erva medicinal.

Nos supermercados já é possível ver uma série de ofertas de produtos deste tipo nas prateleiras. Embora sejam um pouco mais caros que os normais, no momento que existir uma maior conscientização por parte da população, a tendência é que os preços caiam e se tornem cada vez mais acessíveis.

A produção orgânica utiliza técnicas sustentáveis que respeitam o meio ambiente, prezando pela qualidade dos alimentos, que são mais saudáveis, nutritivos e saborosos.

Sabor

Uma das grandes vantagens dos alimentos orgânicos, além da saúde é o sabor que eles proporcionam.

Sem a influência de agrotóxicos e produtos químicos, o que temos na mesa é um sabor mais autêntico na sua textura e no seu gosto, elevando o seu nível nutricional.

Benefícios

Os benefícios da alimentação orgânica não se resume apenas a quem está consumindo, mas beneficia também o meio ambiente, às áreas de cultivo, às técnicas de cultivo ecologicamente corretas, ao produtor rural, a conservação do solo, a preservação da água e ajuda na redução de poluentes.

Fiscalização e procedência dos produtos

Outra grande vantagem dos alimentos orgânicos é a possibilidade de poder rastrear a procedência dos produtos que estão sendo vendidos e assim, a fiscalização é mais efetiva e o consumidor tem mais certeza do que está comprando.

A comercialização deve vir acompanhada de comprovantes de venda e de declarações de transação comercial, facilitando o acompanhamento da rastreabilidade dos produtos ou cadeia de custódia dos lotes, permitindo ao consumidor saber onde seu produto foi produzido.

Esta regra permite que o consumidor tenha mais tranquilidade na hora da compra, muito diferente do que ocorre com os alimentos tradicionais, onde não é possível saber a sua procedência, muito menos o seu armazenamento.

Em nosso país, os alimentos orgânicos devem ter um selo de garantia que comprove que ele não possui nenhum tipo de resíduos tóxicos.

Mas, se vendido por pequenos produtores em feiras, não é necessário esse selo.

Ainda que não tenham substâncias tóxicas, os alimentos orgânicos devem passar pelo mesmo processo de limpeza que qualquer outro alimento.

Por não terem aditivos químicos, os alimentos orgânicos possuem a produção otimizada de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento da célula, fortalecem o sistema imunológico e faz com que tenhamos mais vitalidade.

Você sabia que está se intoxicando e nem sabe?

Alimentos orgânicos

Ingerir alimentos com agrotóxico é uma das formas de intoxicar o organismo com substâncias nocivas à saúde, o que compromete o funcionamento de órgãos vitais e também o aumento de peso e a dificuldade de emagrecimento.

Somado com a gordura, excesso de açúcar e sal ingeridos, mais a poluição e raios solares nocivos que somos expostos diariamente, imagine o quanto o corpo fica sobrecarregado de toxinas.

Como foi dito acima muitas pessoas ganham peso, e não sabem como se alimentar bem sem passar fome e com alimentos saudáveis. Veja abaixo que tudo é possível e viver bem saudavelmente.

Uma dieta detox possui o objetivo de eliminar as toxinas, favorecendo a saúde, o emagrecimento e a perda do acúmulo de líquidos.

Esta dieta deve ser rica em frutas, verduras e leguminosas orgânicas, grãos integrais, sementes, castanhas e ingestão de líquidos, em especial água, chás e sucos detox aliadas a atividades físicas.

Conheça um plano detox eficaz para o emagrecimento

Pensando na dificuldade que muitas pessoas em todo o mundo têm de se alimentar de forma correta, a Forever Living oferece aos seus clientes o Clean 9, que é um Plano Detox que elimina as toxinas do corpo, favorecendo o emagrecimento.

O Plano Detox não se baseia em remédios, dietas malucas e exercícios pesados. Este método foi elaborado pela especialista em saúde e emagrecimento saudável Rosi Feliciano, com base em pesquisas estudos internacionais.

Alimentos orgânicos no Plano Detox

Alimentos orgânicos no Plano Detox

Rosi já sofreu com o sobrepeso e as consequências da obesidade, tendo pesado em torno de 115 quilos. Em apenas seis meses ela perdeu mais de 40 quilos e saiu da zona de obesidade. O que mais confiável que um método que já foi aplicado no próprio criador?

O Plano Detox é dividido em 5 etapas, que são:

  • Etapa 1: Cardápio ultra detox, com os principais alimentos que irão atuar na eliminação de toxinas e perda de gordura corporal;

  • Etapa 2: Mostra ao paciente a utilidade e o funcionamento do método;

  • Etapa 3:O paciente conhece a Tabela de Desintoxicação, que ensina uma auto avaliação em que irá indicar a melhor forma de aplicação do ciclo detox de acordo com as necessidades individuais;

  • Etapa 4: Mostra a forma que o emagrecimento será alcançado;

  • Etapa 5: Explica tudo que é preciso fazer detalhadamente para que ocorra a desintoxicação e emagrecimento.

Ficou curioso e quer adquirir o método? Acesse o site e saiba como:

http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br/plano_desintoxicar

**Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página. Recomende abaixo e compartilhe com seus amigos**. Obrigada!

Também aproveite o campo de comentários aqui abaixo para deixar sua dúvida, crítica ou sugestão. Vou adorar saber se o artigo te ajudou ou não. Beleza?

 

Quer Aumentar as Visitas de seu Site? Sim!  Então vem comigo! 

 

Magda Elena

Magda Reis é artesã e adora fazer artesanatos. Desde fevereiro de 2016 começou um novo empreendimento no Marketing Digital. Com Várias dicas de saúde e receitas, podendo ajudar pessoas a transformar vidas pelo Marketing Digital em seu Blog Saúde e Bem Estar. Sejam Bem Vindos!

Website: http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br

Deixe aqui seu comentário!