Anticoncepcional Engorda? Mitos e Verdades!

Descubra os mitos e verdades por trás desta afirmação. Esta é uma frase bastante típica de todas as mulheres: anticoncepcional engorda determinada marca engorda. É necessário ter cuidado com a saúde, sim, e se um produto produz determinado efeito colateral. Mas, primeiro, é necessário levar em conta algumas coisas.

Anticoncepcional Engorda

Anticoncepcional engorda?

Muitas pessoas quando escutam isto pensam apenas na pílula, mas não é bem assim. Anticoncepcional é qualquer método contraceptivo. A questão é: se o anticoncepcional possui dosagem hormonal ou não.

Uma coisa deve ficar bem clara: anticoncepcional é totalmente diferente de pílula anticoncepcional. Pílula é apenas um método, enquanto anticoncepcional abrange todos os métodos.

Mas então, anticoncepcional engorda? Essa pergunta é feita em relação aos anticoncepcionais que fazem uso de hormônios sintéticos em sua composição. E, por incrível que pareça a resposta é: depende.

Este mito ficou muito conhecido quando o a pílula surgiu, na década de 1960. As dosagens hormonais contidas nas pílulas eram realmente muito altas, provocando o aumento de peso. Atualmente, isto é um mito e a ciência não é capaz de comprovar se é verdade ou não no caso de dosagens mediadas de hormônios.

É importante também ressaltar que a pílula possui todo um processo de circulação dentro do corpo, afetando-o de maneira sistêmica, diferente de diversos métodos hormonais atuais de atuação local.

Uma coisa que também pode estar ocorrendo é o inchaço. Dependendo da dose hormonal utilizada, há a retenção de líquidos. Mas, isto não é gordura, portanto, quando o problema for este, o anticoncepcional não engorda.

Esta inclinação da mulher para a retenção de líquidos é altamente variável de pessoa para pessoa. Por isso, é importante destacar a necessidade de ir em um ginecologista antes de trocar o de método contraceptivo ou de pílula.

Atualmente, no mercado, há pílulas anticoncepcionais que também possuem função diurética, ajudando a quebrar o mito de que anticoncepcional engorda.

Entretanto, uma coisa deve ficar clara: as pílulas de baixa dosagem hormonal não engordam.

Anticoncepcional Engorda

Anticoncepcional engorda veja as soluções práticas para que isso não aconteça.

  • Primeiramente, é necessário conversar com seu ginecologista. Ele é capaz de dizer o que é melhor para você. Às vezes, seu corpo pode não se adaptar àquela dose hormonal ou aquela combinação de hormônios sintéticos. Exames e um ginecologista podem definir o que é melhor

  • Apesar do mito, há a real possibilidade de se engordar com determinada marca de anticoncepcional. Caso isto ocorra, consulta seu médico e troque de marca até encontrar uma adequada para seu corpo. Ou seja, por um lado, anticoncepcional engorda.

  • Troque a pílula. Parece óbvio, mas não estamos falando apenas de trocar a marca ou o laboratório, mas sim do método como um todo. SIU (um DIU diferente, que não usa fios de cobre e usa hormônios), anel vaginal, adesivo, vacina anticoncepcional, implante, entre muitos outros. É importante ressaltar que o SIU e o anel vaginal são inseridos diretamente no canal vaginal e, portanto, há ação restrita à região uterina da mulher, diminuindo os riscos colaterais pela não circulação.

  • Entenda: há mulheres que não se adaptam com anticoncepcional hormonal. E isto é mais comum do que se pensa. Portanto, pensar em um diafragma ou DIU não é tão ruim assim.

  • Você pode estar engordando, e a culpa pode não ser do anticoncepcional. Estresse, poucas horas de sono, má alimentação e muitos outros fatores são decisivos no aumento de peso. Você pode estar dizendo que anticoncepcional engorda, quando, na verdade, são outros fatores (Piores)

  • Caso a pílula seja com pausa entre uma cartela e outra, não emende. Isto pode ocasionar em ganho de peso e em uma grande retenção de líquidos. Isto até pode ocorrer às vezes, como em férias e afins, mas não sempre. Além do mais, os ovários receberão um aporte hormonal muito grande, podendo até mesmo desregular os ciclos posteriores.

  • Cuidado não somente com o fato se anticoncepcional engorda. A pílula possui diversos efeitos colaterais e, alguns deles graves, como o risco aumentado de trombose, câncer, entre outros

Encerramos com uma recomendação em relação aos métodos anticoncepcionais: os médicos não solicitam exames preventivos e históricos familiares sobre trombose e histórico de câncer na família. Peça ao seu médico. Isto pode salvar a sua vida.

Não se esqueça, para ter uma vida saudável. sempre faça exercícios físicos e uma boa alimentação balanceada.

Veja também este artigo poderá lhe ajudar ⇒ Desafio Vip 60 

Espero que o artigo tenha sido útil. Se gostou compartilhe com seus amigos e curta a nossa fan page ao lado. Beleza? Obrigada e um grande abraço! Magda Reis

 






[vitrine-hot id=1]

[ratings]

Quer Aumentar as Visitas de seu Site? Sim!  Então vem comigo! 

 

Magda Elena

Magda Reis é artesã e adora fazer artesanatos. Desde fevereiro de 2016 começou um novo empreendimento no Marketing Digital. Com Várias dicas de saúde e receitas, podendo ajudar pessoas a transformar vidas pelo Marketing Digital em seu Blog Saúde e Bem Estar. Sejam Bem Vindos!

Website: http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br

2 Comentários

  1. Andrea

    Gostaria de saber mais sobre a injeção Cyclofemina. Efeitos colaterais, se ela é boa pra controlar os sintomas da TPM, dentre outras coisas. Obrigada

    • Olá Andrea,obrigada pelo comentário, sobre sua pergunta posso lhe dizer que: No caso de anticoncepcional injetável, a base dele pode ser tanto de progesterona quando de estrogênio. Já a injeção trimestral é a base de progesterona, assim, são de maior duração pois são absorvidos bem lentamente pelo organismo. O anticoncepcional injetável à base de estrogênio, tem um ótimo resultado quando se trata de diminuir os sintomas de TPM. contudo, um grande inconveniente são os escapes. Esses escapes são devido a baixa de progesterona no organismo e o aumento de estrogênio. O escape pode aparecer quando menos se espera e muitas vezes quando se esta desprevenida sem um absorvente a mão.
      Veja este artigo aqui: https://www.trocandofraldas.com.br/anticoncepcional-injetavel-mais-beneficios-ou-desvantagens/

Deixe aqui seu comentário!