BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO

Engana-se quem pensa que o óleo de coco é bom apenas para perder peso. Você pensa assim? Depois de ler este artigo você mudará essa visão e verá a amplitude dos benefícios do óleo de coco para o organismo.

Ele é rico em substâncias importantes para um bom funcionamento do corpo e seus benefícios vão desde a beleza até a saúde.

Pode ser consumido de forma direta, no preparo da comida ou até mesmo na pele.

Benefícios do óleo de coco pode ser encontrado em diferentes tipos, como óleo de coco virgem ou refinado, mas suas principais características se mantem.

Quer saber mais sobre esse alimento poderoso?

Beneficios-do-oleo-de-coco

COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DE COCO

Para entender porque ele é tão bom, temos que conhecer sua composição e para que serve cada substância.

Ele é rico em triglicerídeos de cadeia média (ácidos graxos de cadeia média), que são gorduras saturadas que fazem bem para saúde.

Nem toda gordura saturada faz mal, sabia?

O óleo de coco é composto pelos seguintes ácidos graxos:

  • Ácido Láurico: porcentagem de 42% a 52%,é um triglicerídeo de cadeia média, gordura saturada.

  • Ácido Mirístico: de 16 a 21%,triglicerídeo de cadeia média, gordura saturada.

  • Ácido Caprílico: percentual de 5 a 10%,triglicerídeo de cadeia média, gordura saturada.

  • Ácido Cáprico: de 4 a 8%, triglicerídeo de cadeia média, gordura saturada.

  • Ácido Capróico: 0,5 a 1%, triglicerídeo de cadeia média, gordura saturada.

  • Ácido Palmitíco: 7 a 10%, triglicerídeo de cadeia longa, gordura saturada.

  • Ácido Oleico: 5 a 8%, triglicerídeo de cadeia longa, gordura insaturada.

  • Ácido Palmitoleico: triglicerídeo de cadeia longa, gordura saturada.

  • Ácido Linoleico: 1 a 3%, triglicerídeo de cadeia longa, gordura insaturada.

  • Ácido linolênico: até 0,2%, triglicerídeo de cadeia longa, gordura insaturada.

  • Ácido esteárico: 2 a 4%, triglicerídeo de cadeia longa, gordura saturada.

Além desses ácidos graxos o óleo de coco possui todos os tipos de vitamina E.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO

Agora que já sabemos da sua composição, vamos aos benefícios que cada um proporciona ao organismo.

  1. Propriedades antibióticas: os ácidos láuricos, cáprico e caprílico que estão no óleo de coco ajudam no combate a erupções cutâneas, coceiras, micoses, dermatites entre outras doenças, devido as propriedades antifúngicas, antibacteriana e antivirais. Também pode ajudar no combate de bactérias e protozoários nocivos a saúde podendo ser usado como vermífugo.

  1. Hidrata a pele e os cabelos: graças à vitamina E, propriedade antimicrobiana e sua capacidade hidratante ele é ideal para cuidar da pele e evitar rachadura. Também trás um novo aspecto aos cabelos, deixando-os mais hidratados e brilhosos.

  2. Bom para o coração: apesar de ser composto em sua maioria por gorduras saturadas, elas ajudam no controle do colesterol, diminuindo no nível de colesterol ruim (LDL) e aumentando o nível de colesterol bom (HDL).

  3. Fonte de energia: após o óleo de coco ser inserido é rapidamente digerido e convertido em energia.

  4. Perder peso: o benefício pelo qual o óleo de coco é mais conhecido. Ele reduz o nível de gordura ruim do organismo, fazendo com que a pessoa perca peso, mas não é milagroso. Somado a esse fato, o mesmo é transformado em energia de forma muito rápida, ajudando na prática de exercícios físicos.

Esses foram alguns dos seus benefícios.

É bom lembrar que, o óleo de coco para surtir efeitos efetivos na sua saúde deve ser combinado a uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e não como a solução dos seus problemas.

É um alimento como qualquer outro e não um medicamento, mas seu uso deve ser feito com bom senso.

CÁPSULA OU NATURAL?

É mais indicado o uso do óleo no seu estado natural, pois os processos de fabricação não interferem nas suas propriedades e o seu consumo pode ser feito de diversas formas.

Mas se você preferir faça o uso dele em cápsulas, mas a maioria dos estudos a respeito dos benefícios do óleo de coco é referente a ele na forma natural.

COMO CONSUMIR

Como já havia dito, ele pode ser consumida de forma direta, uma colher de óleo de coco por dia já te trará ótimos resultados, mas pode ser usado no preparo da comida ou saladas também.

Pode substituir o óleo que geralmente usamos para fritura, ele é mais resistente e pode ser reutilizado sem problemas nenhum.

Em relação à quantidade, vale levar em consideração o bom senso, principalmente se você não tem costume de consumir gordura, pois ele regula o funcionamento do intestino e se for consumido em excesso pode ter como reação episódios de diarreia.

Por que o óleo de coco é tão bom?

Quando se fala que o óleo de coco é uma gordura saturada, muita gente se assusta, pois logo o associa aos problemas e benefícios que comentei no início do texto. E aí eu lhe faço uma pergunta: como as populações de ilhas do pacífico, que retiram 30% a 60% de suas calorias diárias do óleo de coco, têm índices baixíssimos de doença cardiovascular?

Entre muitos outros benefícios, o óleo de coco tem ação alcalinizante, ou seja, auxilia na resistência à oxidação e ajuda na neutralização de radicais livres. Além disso, previne doença cardíaca e diabetes, evita rugas e manchas de envelhecimento, protege contra a osteoporose, permite uma maior assimilação de cálcio e magnésio e, assim como outras gorduras saturadas boas, é fundamental para absorção de vitaminas lipossolúveis.

ONDE ENCONTRAR

Os diversos tipos de óleo de coco podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, em supermercados (nem todos) e muito facilmente encontrado na internet.

São muitas opções, mas é possível encontrar vendedores bons e entendidos do assunto.

Gostou de saber sobre os benefícios do óleo de coco?

Que tal compartilhar com os amigos que também buscam mais informações sobre esse produto?

Se você já faz uso do óleo de coco, conta para gente como tem sido e quais os resultados já obtidos.

A Forever do Brasil lançou recentemente o Ultrabody, que contém em sua composição o óleo de coco.

Benefícios do Óleo de coco em Ultrabody

Leia Também: Como Ganhar Massa Muscular

Se você gostou deste post, por favor, considere curtir, comentar e compartilhar a página.

Obrigada!

Também aproveite o campo de comentários aqui abaixo para deixar sua dúvida, elogio, crítica ou sugestão. Vou adorar saber se o artigo te ajudou ou não. Beleza? 

 




 

Quer Aumentar as Visitas de seu Site? Sim!  Então vem comigo! 

 

Magda Elena

Magda Reis é artesã e adora fazer artesanatos. Desde fevereiro de 2016 começou um novo empreendimento no Marketing Digital. Com Várias dicas de saúde e receitas, podendo ajudar pessoas a transformar vidas pelo Marketing Digital em seu Blog Saúde e Bem Estar. Sejam Bem Vindos!

Website: http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br

Deixe aqui seu comentário!