Hipertensão Arterial como tratá-la?

Vocês sabiam que a  Hipertensão Arterial (pressão alta ) é um  mal silencioso, a hipertensão não apresenta sintomas na maioria das pessoas, é preciso medir a pressão para saber. Quando não tratada por muito tempo, dores de cabeça, falta de ar, agitação e visão borrada podem aparecer e, em casos de pressão muito alta, surgem dores no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza ou sangramento nasal.

Em postos de saúde, hospitais e mesmo em casa, com um aparelho chamado esfigmomanômetro podemos controlar a hipertensão arterial (Pressão Alta).

1- Hipertensão Arterial -Tabela de valores normais 

Pressão sistólica

Pressão diastólica

Normal

120 mm Hg

80 mm Hg

Pre – hipertensão

120-140 mm Hg

80-100 mm Hg

Hipertensão

Acima de 140 mm Hg

Acima de 100 mm Hg

2- Como prevenir

 

Hipertensão Arterial

Cuidados Essenciais – Previna-se

O principal fator é hereditário, até quem segue uma vida saudável, se tiver histórico na família, pode desenvolver a doença. Para prevenir e controlar a hipertensão arterial é fundamental fazer atividades físicas regularmente, reduzir o consumo de sal, manter-se com o peso normal e controlar o estresse. O consumo de álcool e o hábito de fumar também contribuem para o surgimento da doença.

Pessoas acima de 40 anos, com diabetes ou doenças cardiovasculares têm maior risco de desenvolver a doença, portanto é recomendado que meçam a pressão com mais regularidade.

O sangue leva para as nossas células tudo que precisamos para viver, como açúcar, oxigênio, hormônios, entre outros, além de eliminar coisas como ácidos, gás carbônico, entre outros.

Ele realiza esse árduo trabalhando circulando por todo o nosso corpo e à caminho do nosso coração. Dessa maneira, o sangue se origina no coração, percorre as artérias por meio da pressão realizada com bombeamento do coração, até voltar ao seu local de origem pelas veias.

3- Hipertensão Arterial como medir sua pressão

Hipertensão Arterial

Cuide de Pressão

A força desse bombeamento é chamada de pressão máxima e a resistência que as nossas artérias oferecem para a passagem do sangue é chamada de pressão mínima.

Assim, quando o médico nos informa que a pressão está, por exemplo, 12 por 8, ele quer dizer que a força que o nosso coração está fazendo para pressionar o sangue é equivalente a 12 milímetros de mercúrio, enquanto a pressão de resistência das artérias está equivalente a 8 milímetros de mercúrio.

4- Fluxo de sangue no sistema circulatório

Hipertensão Arterial

Sistema Circulatório

Para que o sangue possa circular normalmente, é necessário que a força do coração (pressão máxima) seja sempre maior que a resistência das artérias (pressão mínima). Quando dizemos que alguém tem Hipertensão Arterial (pressão alta) é justamente quando a resistência das artérias para a passagem do sangue está tão alta que a força do coração para o bombeamento do sangue precisa ser mais alta também. Isso torna a pessoa uma hipertensa.

  Aloe Vera e a Pressão Alta

Estudos realizados a partir da utilização da aloe vera, ou babosa, apresentaram uma grande possibilidade de aumentar a circulação do nosso sangue, além disso, reduzir o colesterol, diminuir o triglicérides e os níveis de lipídios da gordura, assim como todos os fatores que contribuem para a doença cardíaca coronária.

5- Prevenção com Ômega 3

 

Hipertensão Arterial - Ômega 3

Um exemplo de produto realizado a base de aloe vera ou babosa é Artic Sea – Ômega 3, da marca Forever. O ômega 3, como sabemos, não é uma substância produzida pelo nosso organismo, nos deparamos com ela quando ingerimos alimentos capazes de nos propiciar esse tipo de substância. Porém, ela também pode ser encontrada neste ácido graxo poli-insaturado, que ajuda a manter as vias sanguíneas livres das gorduras ruins, essas que podem diminuir o tamanho das artérias, fazendo com que a força da resistência (pressão mínima) aumente, consequentemente aumentando  também a força da nossa pressão máxima.

O Artic Sea – Ômega 3 é feito à base de óleo de peixe e óleo de oliva e pode proporcionar uma rica nutrição também em EPA, DHA e Omega 9, que são substâncias vindas do ácido oleico, nutrientes essenciais para uma boa saúde do nosso corpo. A base principal é a aloe vera, planta africana que contém diversos benefícios ao nosso corpo.

Redução dos níveis de Colesterol e triglicerídeos; redução da Pressão Arterial; atividade anti trombo , ou seja, impede o entupimento dos vasos sanguíneos; atividade anti inflamatório; diminui o stress; Combate a TPM – ajuda na depressão; melhora o sistema imunológico; melhora a memória.

Sugestão de uso: Tomar junto nas refeições , almoço e janta. 2 cápsulas ao dia.

Para saber mais sobre  esse tipo de tratamento, você pode conversar com um especialista da área, com um nutricionista da sua confiança por exemplo, e também pode saber mais assistindo ao vídeo abaixo:

Variações da pressão arterial
Geralmente, a pressão arterial varia da mesma forma durante o dia.
Normalmente, a pressão arterial é mais baixa pela manhã, enquanto é mais alta à noite.
Os níveis de  pressão são mais baixos durante o sono.


Algumas pessoas pós-menopausa
 têm uma doença chamada hipertensão não “dipper” em que a pressão arterial não baixa à noite.
Ao acordar, a pressão arterial sobe de repente. Em pessoas com hipertensão grave, este é o período com aumento do risco de ataque cardíaco e também um grande risco de acidente vascular cerebral.

6- Hipertensão Arterial na Gravidez 

Hipertensão Arterial na Gravidez

Hipertensão Arterial na Gravidez

Uma leitura da pressão alta geralmente é vista no início da gravidez, antes de 16 a 20 semanas.
Esta situação é diferente da pré-eclâmpsia.

As mulheres com Hipertensão Arterial precisam de medicação anti-hipertensiva durante a gravidez e devem ser controladas pelo médico.

A pressão alta após o fim da gravidez não é incomum.
Uma hipertensão súbita e grave em mulheres grávidas é um sinal de uma condição chamada pré-eclâmpsia (toxemia ou gravídica) que pode ser muito grave para a mãe e para a criança.
A pré-eclâmpsia ocorre em 10% de todas as gravidezes, geralmente no terceiro trimestre (no final), mas se resolve imediatamente após o parto.

Quando se preocupar?

Se a pressão diastólica exceder os 90 mmHg significa que a pessoa sofre  de Hipertensão Arterial (pressão alta), portanto é necessário fazer algo para abaixá-la. Procure seu médico para orientá-la.

( Pesquisa retirada da Zero Hora de 5 e 6 de março/2016)

Não deixe de cuidar da sua saúde de maneira natural e eficaz!

**Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página. Recomende acima e compartilhe com seus amigos**. Obrigada!

Gostaria de adquirir os produtos da Forever? Entre em nossa página Contato aqui do site e fale conosco. Obrigada!

 Sejam Bem Vindos!


[vitrine-hot id=1]

Quer Aumentar as Visitas de seu Site? Sim!  Então vem comigo! 

 

Magda Elena

Magda Reis é artesã e adora fazer artesanatos. Desde fevereiro de 2016 começou um novo empreendimento no Marketing Digital. Com Várias dicas de saúde e receitas, podendo ajudar pessoas a transformar vidas pelo Marketing Digital em seu Blog Saúde e Bem Estar. Sejam Bem Vindos!

Website: http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br

Deixe aqui seu comentário!