Saúde Cardiovascular- Os12 Alimentos que derrubam o Colesterol

Hoje estamos sempre a conservar o LDL no nível exato, ou abaixo dele (100 MG/DL), é um dos caminhos para afastar infartos e derrames. Vou listar aqui os 12 alimentos que derrubam o colesterol  para te ajudar a controlá-lo. Beleza!

Uma lista divulgada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, indica as escolhas mais eficientes para diminuir os níveis de moléculas gordurosas no sangue.

Evitar frituras, maneirar na carne vermelha e, de preferência, abolir os pacotes de salgadinhos industrializados da dieta.

Essas são algumas das já conhecidas recomendações para manter o colesterol ruim, aquele que entope as artérias, no seu devido lugar. Os 12 alimentos que derrubam o colesterol irão te ajudar, mas o segredo não está apenas no que você deixa de comer – existem alimentos que favorecem a eliminação dessa gordura e contribuem para a integridade da saúde cardiovascular.

Preparamos uma lista com os ingredientes – os 12 alimentos que derrubam o colesterol – que consumidos periodicamente, garantem uma vida mais longa ao seu coração.

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

Vamos agora conhecer os 12 Alimentos que derrubam o Colesterol:

  1. AVEIA » Um dos alimentos mais conhecidos, a aveia controla a quantidade de gordura e
    açúcar no sangue e auxilia no controle do colesterol inibindo a absorção de gordura através de uma fibra solúvel chamada Betaglucano, (aqui está o significado de Betaglucano) que também retarda o esvaziamento gástrico.

Há a redução das concentrações de colesterol e lipídios totais e dos triglicerídeos ao mesmo tempo que aumenta a fração do HDL (Colesterol bom). Além disso, possui muitos outros benefícios:

Auxilia no emagrecimento > promove a saciedade > previne infecções > combate
doenças cardíacas (Também pelo fato de auxiliar no colesterol, aumenta a imunidade e auxilia no combate à depressão)

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

2. PEIXES » A maioria dos especialistas recomendam o salmão, o atum e a truta, mas também há outros peixes recomendados, como o arenque, e a cavalinha, além de peixes gordos em geral.

São uma excelente fonte do ácido graxo ômega 3, que é um tipo de gordura boa do tipo insaturada, que pode ser encontrada nos peixes de água fria. Uma coisa bastante importante é que a gordura insaturada auxilia na redução dos triglicerídeos e do colesterol total do sangue.

Também reduz o risco de formação de coágulos e tornar o sangue mais fluído, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, como o AVC

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

3. FRUTAS VERMELHAS E CÍTRICAS » As frutas vermelhas em geral, além de serem ótimos antioxidantes e cicatrizantes, reduzem o nível de açúcar no sangue. Junto com as frutas
vermelhas, e, mais do que apenas proteger contra gripes e resfriados, a as frutas cítricas, como a laranja também derrubam o colesterol. Os flavonoides.

Em ambos os casos, os flavonoides (Antioxidantes presentes nestas frutas), reduzem o LDL (Colesterol ruim), pois limitam a absorção de colesterol no organismo, juntamente com a pectina, que auxilia na eliminação do colesterol.
Pense na grande gama de alimentos possíveis aqui e aproveite!

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

4. ÓLEOS VEGETAIS E AZEITE » Tanto o óleo vegetal de soja, milho, canola ou girassol, são ricos em ômega 6, uma gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Uma dica bastante importante é que, para derrubar o colesterol, é necessário ter o equilíbrio no consumo de ômega 3 e 6, pois, somente através deste equilíbrio é que o colesterol poderá ser derrubado.

Ômega 3 Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

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Os azeites, por sua vez, são fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol, protegendo contra as doenças cardíacas.

Duas colheres de sopa de um desses óleos ao dia são suficientes para controlar a produção de LDL.

5. ALCACHOFRA » Suas fibras são bastante resistentes à ação das enzimas, apresentando assim muitas vantagens. Entre estas podemos citar: redução dos triglicerídeos, redução do risco
de obesidade, redução do risco de diabetes, melhora na saúde do coração, além da própria redução do colesterol.

Outra vantagem maravilhosa é o baixo aporte calórico: em 100 gramas há apenas 50 calorias. É uma fruta muito recomendada para a prevenção de doenças cardíacas e do sistema circulatório e é muito conhecida por proteger o coração.

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

BÔNUS » CHÁS
Em especial o chá verde, pois os flavonoides nele presentes são antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Protegem contra os coágulos, principais causadores de ataques cardíacos e AVC.

Vamos complementar os 12 alimentos que derrubam o colesterol, acrescente em sua dieta

6. SOJA – seus grãos e derivados carregam uma proteína que auxilia a excreção de ácidos biliares no intestino. A ingestão diária deve ser de 25 gramas.

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol

7. FITOESTERÓIS – Você encontra margarinas, iogurtes e leites enriquecidos com a molécula vegetal, que aliás também está presente na soja. Coma 2 porções desses produtos por dia.

8. CEVADA – A exemplo da aveia, o que sobressai aqui são as fibras. Elas marcam presença em todos os grãos integrais, como o farelo de trigo, a semente de linhaça e o gergelim. Essa turma ainda fornece vitaminas e minerais importantes principalmente vitamina B e selênio.

9. FEIJÃO – é uma ótima fonte de proteínas e aumenta a sensação de saciedade.

10. BERINJELA E QUIABO –  Ambos os vegetais possuem baixíssimo valor calórico e substâncias antioxidantes. De quebra, são boas fontes de fibras solúveis.

11. OLEAGINOSAS – Castanhas, nozes e amêndoas estão cheias de gorduras monoinsaturadas. Além de reduzir as moléculas gordurosas nocivas, esse tipo de gordura é capaz de elevar o HDL, a versão benéfica do colesterol. Outra boa fonte é o azeite de oliva.

Os 12 alimentos que derrubam o colesterol  vamos concluir com Suplementos de Fibras:

12. SUPLEMENTOS DE FIBRA

No Brasil, esses produtos são mais recomendados para quem tem o intestino preguiçoso. Mas, nos Estados Unidos, eles já são usados para deixar as artérias mais relaxadas. Aqui, os especialistas concordam que é preferível adotar uma alimentação equilibrada antes de recorrer aos suplementos.

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Um grande abraço

Magda Reis

 


 

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Magda Reis é artesã e adora fazer artesanatos. Desde fevereiro de 2016 começou um novo empreendimento no Marketing Digital. Com Várias dicas para terem uma vida mais saudável, em seu Blog Saúde e Bem Estar. Sejam Bem Vindos!

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