O que as unhas podem dizer sobre a sua saúde

“Deficiências alimentares, como carência de ferro, ácido fólico e vitamina B12, são as principais responsáveis pelo enfraquecimento das unhas”, diz o dermatologista Hugo Alexendre Lima

Unhas: Sinônimo de beleza para alguns, mas para outros nem tanto.

As unhas são um cargo-chefe para muitos que buscam a vaidade e exuberância, contudo o que várias pessoas desconhecem é o fato de que este detalhe das mãos pode dizer muito sobre a saúde e o bem-estar do corpo.
A unha bem cuidada e pintada com diversos tons de esmalte faz parte do dia a dia da maioria das mulheres. Entretanto algumas condições podem alterar a saúde das mesmas como micoses, unhas encravadas, o contato com produtos químicos e as doenças sistêmicas, que podem ocasionar desde o enfraquecimento e a mudança de coloração até deformidades.

Unhas bem cuidadas
As unhas são formadas basicamente por uma proteína chamada queratina e são compostas por três camadas. O crescimento normal, durante o período de um mês, é de três milímetros para as unhas das mãos e de um milímetro para as unhas dos pés. A unha saudável é rosada, forte e sem manchas.
Quando as unhas apresentam formatos e sintomas anormais, geralmente existe fator indicativo de que algo pode estar errado no corpo. O dermatologista Hugo Alexandre Lima conta que unhas fracas e quebradiças quase sempre estão ligadas a uma alimentação restritiva. “Deficiências alimentares, como carência de ferro, ácido fólico e vitamina B12, são as principais responsáveis pelo enfraquecimento das unhas”, explica o médico.
Doenças mais sérias, como problemas na tireoide, também podem ser um fator de risco indicado pela aparência das unhas, assim como tantas outras, relata o dermatologista. “Cores azuladas podem indicar doenças respiratórias; unhas em formato de ‘vidro de relógio’ dão indícios de doenças cardiopulmonares crônicas; unhas escurecidas indicam deficiência de vitamina B12; unhas amareladas aparecem em doenças metabólicas como diabetes e doenças renais; unhas com manchas cor de sangue podem representar lúpus eritematoso sistêmico ou mesmo carência de vitamina C”, claro que tudo deve ser diagnosticado por médico especialista”, esclarece Hugo Alexandre.
Contudo é importante salientar a existência de outros fatores externos que podem se tornar vilões. É o caso de produtos químicos, como sabão e detergentes, utilizados em limpezas e remoções domésticas. O uso de luvas apropriadas, então, ajuda na proteção não só das unhas como também da pele que entra em contato com este tipo de substância.

Unha encravada

A onicocriptose, conhecida como unha encravada, é um problema comum em muita gente. De acordo com o dermatologista Hugo Alexandre, o fator ocorre  quando a unha penetra na pele, principalmente no canto dos dedos, causando dor e inflamação. “O hábito de cortar as unhas bem curtas pode ser uma das causas do problema, assim como o uso de calçados apertados e fechados”, explica.
O formato da unha e da pele adjacente é importante causa da unha encravada. “O problema, se não tratado, além do incômodo pela dor e desconforto, pode levar a sangramentos constantes e infecções no local que podem progredir para estados mais graves como a erisipela (inflamação aguda na pele)”, diz o especialista.
O médico explica que o paciente diabético necessita de cuidado redobrado: “O tratamento depende de cada caso e pode ser feito desde com o uso de grampos afastadores e aplicação de ácidos, até cirurgias como acantectomia e matricectomia, em que o canto da unha é removido cirurgicamente desde a raiz”.

Salões de beleza podem se tornar vilões

Frequentemente visitado por mulheres que buscam estar sempre em dia com a beleza, é comum encontrar diversas pessoas que fazem as unhas em salões especializados. Hugo Alexandre alerta para os cuidados a ser tomados: “O compartilhamento de produtos, como alicates de unha, é natural nesses casos. Recomenda-se que todo material (em especial os de metal) sejam devidamente esterilizados, antes do uso, ao contrário, podem ser grandes propagadores de doenças e micoses”.
Muitas pessoas optam por carregar seus próprios utensílios para o salão, uma maneira de evitar qualquer tipo de eventualidade. “Vale ressaltar que as cutículas não devem ser removidas, excessivamente, pois elas exercem a função de proteger a matriz ungueal contra infecções por fungos e bactérias”, orienta o dermatologista.
Quanto aos produtos, a acetona pode prejudicar as unhas com o uso exagerado. “O composto químico, presente na substância, é muito agressivo para as unhas e, se usada em excesso, pode enfraquecê-las. Uma opção é utilizar um removedor de esmalte que não contenha acetona na sua composição”, finaliza Hugo Alexandre.

A importância da boa alimentação

Já se sabe que comer adequadamente é uma da prioridade para quem busca recuperar a saúde das unhas. É importante seguir uma dieta balanceada que oferte todos nutrientes para a manutenção do nosso corpo, pois manter bons hábitos alimentares auxilia no crescimento e no fortalecimento das mesmas.
A nutricionista Daniela Sousa conta que a saúde começa de dentro para fora, razão pela qual comer bem é tão importante. “A primeira dica é muito simples: beber bastante água! Isso mantém as células ativas e hidratadas”, diz ela.
A profissional conta ainda que é importante também ingerir alimentos fontes de proteínas como carnes vermelhas, peixes, frangos, ovos e sementes oleaginosas tais como castanhas e amendoim. A dieta deve ter alimentos ricos em ferro, como soja e lentilhas, e também ricos em cálcio como laticínios, nabo verde e até a batata doce. Vitamina do complexo B é extremamente importante; pode ser encontrada em nozes e no salmão.

Compartilhando do 

Se você gostou deste post, por favor, considere curtir, comentar e compartilhar a página.

Obrigada!

Também aproveite o campo de comentários aqui abaixo para deixar sua dúvida, elogio, crítica ou sugestão. Vou adorar saber se o artigo te ajudou ou não. Beleza?

 

 

PageRank


[vitrine-hot id=1]

Emagrecer de Forma Simples Fazendo Exercícios em Casa. Receba Minhas Dicas ⇒

Magda Elena

Magda Reis é artesã e adora fazer artesanatos. Desde fevereiro de 2016 começou um novo empreendimento no Marketing Digital. Com Várias dicas para terem uma vida mais saudável, em seu Blog Saúde e Bem Estar. Sejam Bem Vindos!

Website: http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br